Resenha - O Sol é para todos

09:49:00


Foto do meu livro digital, tablet HP










O livro O Sol é para Todos  - Harper Lee é um clássico no qual tinha ouvido falar por muito e muito tempo, porém nunca havia me dado ao trabalho de baixar ou comprar o livro físico para ler.
Depois de muitos comentários positivos acerca do enredo, resolvi lê-lo. Confesso que o título não me remeteu a verdadeira essência do livro porque imaginava um contexto totalmente diferente do tratado, e também o título original é totalmente oposto: To kill a mockingbird (não que o original me pudesse fazer imaginar o contexto but).
O tema central é sobre a pós abolição e o forte preconceito aos afrodescendentes, em contrapartida a inocência de duas crianças que não veem maldade e diferenças nos seres humanos.
Jem e Scout Fincher sentem curiosidade em um morador da cidade que não convive em sociedade, morador esse que era chamado pelas duas crianças de Boo Radley, mas se chamava Arthur. Ele fica escondido em sua casa e os moradores acabam colocando lendas de perversidade em cima de sua história, quando os perversos são aqueles que tramam esses contos sem sentido.
Existe também o fato de Scout ser uma menina e brincar com seu irmão e melhor amigo, o que na época é levado de forma preconceituosa. Afinal as meninas eram criadas para serem donas de casa, e tinham desde cedo que se comportar como tal. Atualmente ainda é assim, pelo menos aonde vivo, claro que com mais liberdade, as mulheres conquistaram muitas coisas, mas ainda existe resquícios dessa cultura.
Ainda tem o fato de um homem negro ser acusado de um crime por uma mulher branca, (que coisa bem atual também) e quando o pai de Jem e Scout resolve defendê-lo acaba por comprar briga com toda a cidade.
A leitura desse livro é super prazerosa e a linguagem é bem tranquila. Além das brincadeiras das crianças, todos os assuntos "tabu" são tratados de maneira livre e de fácil entendimento. É uma ficção, mas em pleno século XXI nas nossas vidas, e em nosso dia a dia nos deparamos com  muitos casos como os do livro.
Bem, mas lendo vocês vão descobrir todas as façanhas e desdobramentos dessa história. Não vamos dar mais spoiler rs, agora deixo pela vossa conta. 😉


Baixei através do site Lê Livros
Você pode comprá-lo em: Saraiva / Livraria da Travessa


-Daiane C Silveira

You Might Also Like

0 comentários

Estarei respondendo em breve ♥

About me

Todos os textos assinados com "Daiane C Silveira", são escritos por mim, assim sendo, não podem ser copiados a menos que se identifique o autor.
Não copie isso é CRIME!

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

CRÉDITOS

Algumas imagens aqui utilizadas não são de minha autoria. Nesse momento: A imagem da página contato, e o layout. O autor do template consta no rodapé, e o autor da fotografia não encontrei o nome para dar-lhe o devido crédito.
-Daiane C Silveira